Usuários de primeira e segunda classes marcam desigualdade digital no Brasil

Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole da USP mostra que o lugar onde usuário mora define sua inserção no mundo digital

Apesar de ter aumentado a oferta de serviços de banda larga no Brasil e do uso da internet pelos cidadãos, as regiões mais pobres e o meio rural ainda enfrentam a incapacidade de pagamento ou a carência de oferta como principais empecilhos para o acesso à rede mundial de computadores. Além disso, a população que não utiliza a internet alega como razões principais a falta de interesse ou de conhecimento para navegar pela rede, ou seja, não são empecilhos econômicos como o custo dos equipamentos ou dos serviços de conexão que os mantêm afastados do mundo virtual.

Este é o retrato que surge da pesquisa A Geografia Digital no Brasil: Um Panorama das Desigualdades Regionais, feita por Marta Arretche, diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da USP e professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH) da USP. A pesquisa foi publicada no livro Desigualdades Digitais no Espaço Urbano: Um Estudo Sobre o Acesso e o Uso da Internet na Cidade de São Paulo, que acaba de ser publicado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Ao analisar os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, edições de 2012, 2013, 2016 e 2017, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 70% dos indivíduos com 10 anos ou mais declararam ter utilizado a internet nos últimos três meses – 74,8% referente à população urbana e 39% à rural.

Usuários de primeira e segunda classe

A pesquisa de Marta Arretche avança ao incluir, na avaliação das desigualdades digitais, o modo como se conectam e o uso que as pessoas fazem da internet. O uso das classificações primeira e segunda classe integra essa nova proposta para a observação e estudo da inserção digital da sociedade. Esta metodologia vem sendo aplicada por cientistas que estudam a desigualdade digital em países como o Reino Unido e Estados Unidos.

Os usuários de primeira classe são aqueles que utilizam a banda larga como conexão e fazem uso doméstico de computadores, e os de segunda fazem uso da internet com base em ferramentas mais limitadas, como telefones celulares, acesso discado, acesso em lugares públicos etc. O modo de se conectar está associado às possibilidades de uso, ou seja, o engajamento. Para medi-lo, são elencadas 16 atividades, como enviar e receber e-mail, realizar algum serviço público como emitir documentos, ler notícias, fazer cursos à distância, participar de redes sociais, fazer e consultar pagamentos financeiros, entre outras. O engajamento está associado ao uso da banda larga, pois esta oferece melhores condições para a exploração das oportunidades de emprego, atividades econômicas e engajamento cívico.

Usuários de intenso engajamento são a faixa da população que realizou oito das 16 atividades de engajamento usadas pelos pesquisadores para medir o processo. O percentual de brasileiros classificados como tal foi de 18,2%, no biênio 2012-2013, e 27,9%, no biênio 2016-2017, segundo o levantamento TIC Domicílios. Usuários de primeira classe são minoria e distribuídos de modo destoante no território, em padrões de desigualdade territorial que se mostram persistentes.

Os estados que apresentam taxas superiores de utilização são os mesmos que apresentam as taxas mais elevadas de engajamento, como, por exemplo, o Distrito Federal (41,6% de engajamento). A média nacional está um pouco abaixo dos 40%. Além do DF, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul aparecem com destaque, possuindo índices próximos ou ligeiramente superiores a 40% de engajamento.

“A distância entre usuários de primeira e segunda classe varia, no biênio 2016-2017, entre 33,7 e 43,3 pontos percentuais, isto é, embora a taxa dos internautas de primeira classe varie bastante entre os estados, a taxa de internautas de segunda classe é, via de regra, cerca de 34 a 43 pontos percentuais maior do que a dos primeiros”. Ou seja, a distância que separa usuários de primeira e segunda classe é razoavelmente homogênea no território.

1 Comment

  1. Joao dias
    26 de julho de 2023

    Excelente projeto

Comentários não permitidos.

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O Seven Instituto é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover a inclusão digital de famílias em situação de vulnerabilidade social.

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